O investimento em pastagens de qualidade aumenta o ganho de peso animal o que diminui o ciclo produtivo possibilitando redução nos custos de produção e maior rentabilidade. Para alcançar o sucesso produtivo é fundamental adquirir mudas de alta qualidade. Nós da Golden Tree somos especialistas na produção das seguintes espécies de pastagens:
Cynodon dactylon (L.) Pers Cultivar Tifton 85
A espécie foi desenvolvida em uma cooperação entre a Universidade da Georgia e o Departamento de agricultura dos Estados Unidos da América do Norte. É oriunda de cruzamentos realizados entre a Tifton-68 e uma Cynodon dactylon, proveniente da África do Sul chamada P1290884. Desde 2016, a Golden Tree vem estabelecendo jardim clonal desta espécie, produzindo mudas através da multiplicação dos estolões em bandejas de 200 células.
Características:
Axonopus catharinensis (Valls cv. SCS 315)
Esta espécie forrageira é nativa de Santa Catarina. Surgiu nas propriedades do Alto Vale do Itajaí do cruzamento natural entre a grama missioneira (Axonopus jesuiticus) e o gramão (Axonopus scoparius). É reproduzida somente via vegetativa, através de mudas, sendo seu plantio recomendado entre os meses de setembro a março, podendo variar conforme a região.
Características:
Cynodon dactylon (L.) Pers Cultivar Jiggs
O Jiggs é uma das mais recentes cultivares introduzidas no Brasil. É resultante de seleção de grama bermuda por um fazendeiro no leste do Texas, nos Estados Unidos. Com alto poder de adaptação, tem despertado o interesse principalmente de criadores de cavalo e gado.
Características:
Pennisetum purpureum Schum
Desenvolvida pelo programa de melhoramento genético de capim-elefante da Embrapa, esta espécie apresenta porte baixo (anão) podendo ser utilizada sob pastejo. É resultante do cruzamento entre duas cultivares pertencentes ao banco de germoplasma da Embrapa, a cv. Merkeron de Pinda (BAGCE 19) e a cv. Roxo (BAGCE57). Sequencialmente as plantas foram submetidas a novos cruzamentos dando origem a indivíduos de alto e baixo portes. Através da seleção e clonagem de uma das plantas de porte baixo desta progênie foi obtida a cultivar BRS Kurumi.
Curiosidade: em tupi-guarani, kurumi significa “menino”.
Características:
Pennisetum purpureum Schumach
A cultivar BRS Capiaçu foi obtida pela Embrapa Gado de Leite através da seleção e clonagem de uma das progênies resultantes do cruzamento, entre os acessos do Banco Ativo de Germoplasma de capim-elefante- BAGCE, Guaco IZ2 e Roxo.
Devido ao porte elevado e potencial de produção a cultivar foi denominada BRS Capiaçu pois em tupi-guarani, capiaçu significa “capim-grande”. A cultivar foi registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sob nº 33503 e recebeu o certificado de proteção de cultivares nº 20150124.
É indicada para cultivo de capineiras, visando a suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Também pode ser cultivada para produção de biomassa energética.
Características