Na região sul e sudeste dos Estados Unidos esta é a mais importante entre as espécies de pinus plantadas comercialmente. Ocorre desde Delaware, no Nordeste, até o Texas, no Oeste, e até a região Sul, na parte central da Flórida.
O Pinus taeda é uma das árvores mais plantadas em reflorestamento na região Sul do Brasil e é a espécie mais plantada entre os pinus no país abrangendo cerca de um milhão de hectares. Em 1966, com a lei dos incentivos fiscais promovido pelo governo foi introduzido no Brasil, sobretudo na Região Sul do país.
Características:
- É utilizado para produção de celulose, madeira cerrada, papel, chapas, madeira reconstituída, fabricação de móveis, embalagens, molduras, entre outros;
- Pode ser plantado no planalto das regiões Sul e Sudeste;
- Pode atingir até 30 metros de altura;
- Destaca-se por sua capacidade de crescimento 30% maior que as demais espécies destinadas ao reflorestamento;
- Possui casca gretada;
- Apresenta folhagem reunida em grupo de três, com 15 a 20 cm de comprimento e coloração verde-escura;
- O pinus é comumente submetido ao processo de autoclave, tornando-se resistente a organismos xilógrafos e intempéries, aumentando seu tempo de vida útil. Este processo é conhecido comercialmente como Pinus tratado ou Pinus Autoclavado, o que permite sua utilização em decks e assoalhos.
- Os plantios iniciais eram realizados com sementes sem controle de qualidade o que apesar do vigor e elevada produção de biomassa lenhosa resultava em má qualidade de fuste e ramos dos povoamentos. Com a disponibilidade no mercado de sementes geneticamente melhoradas há possibilidade de formar povoamentos comerciais com maior produtividade e qualidade melhor.